Além do comando CREATE COLLATION, mostrado na seção anterior, o Firebird 2.5 acrescenta comandos DDL que aliviam limitações anteriores e outros comandos totalmente novos. Duas limitações existentes nas versões anteriores eram relacionadas à impossibilidade de alteração de colunas COMPUTED BY e views. Era preciso eliminar estes objetos e recriá-los com as alterações. O problema é que o Firebird não permite que um objeto seja eliminado quando este está sendo usado por outro objeto. Algumas ferramentas (como o Flamerobin, por exemplo) geram scripts para eliminar e recriar objetos durante a alteração de um objeto que não era permitida, porém esta não é a solução ideal.

A listagem 5 mostra o comando usado para alteração de uma expressão COMPUTED no Firebird 2.5 e a listagem 6 mostra um exemplo do comando ALTER VIEW.

Listagem 5. Exemplo de alteração de expressão COMPUTED BY.
-- Criação da tabela com erro na expressão da coluna IDADE.
CREATE TABLE PESSOAS (
 NOME VARCHAR(60),
 DATA_NASCIMENTO DATE,
 IDADE COMPUTED BY (DATEDIFF(YEAR, CURRENT_DATE, DATA_NASCIMENTO)));
INSERT INTO PESSOAS VALUES ('Fulano', '2000-01-01');
INSERT INTO PESSOAS VALUES ('Beltrano', '1950-05-10');
SELECT * FROM PESSOAS;  -- Lista a idade como negativa.
-- Correção da expressão da coluna IDADE.
ALTER TABLE PESSOAS
 ALTER IDADE COMPUTED BY (DATEDIFF(YEAR, DATA_NASCIMENTO, CURRENT_DATE));
SELECT * FROM PESSOAS;

Listagem 6. Exemplo do comando ALTER VIEW.
-- View criada incorretamente sem a expressão WHERE.
CREATE VIEW PESSOAS_MAIORES AS
 SELECT * FROM PESSOAS;
-- Correção da view.
ALTER VIEW PESSOAS_MAIORES AS
 SELECT * FROM PESSOAS WHERE IDADE >= 18;

Assim como em outros comandos DDL, também é permitido o uso dos comandos RECREATE VIEW e CREATE OR ALTER VIEW. Além dos novos comandos relacionados a views, agora é permitido o uso de stored procedures na cláusula FROM de uma view, o que não era permitido nas versões anteriores. A listagem 7 mostra um exemplo.


Listagem 7. Exemplo de uso de stored procedure em uma view.
SET TERM !;
CREATE PROCEDURE PESSOAS_SP RETURNS (NOME VARCHAR(60), IDADE INTEGER) AS
BEGIN
 FOR SELECT NOME, IDADE FROM PESSOAS INTO NOME, IDADE DO
     SUSPEND;
END!
SET TERM ;!
CREATE VIEW PESSOAS_SP_MAIORES AS
 SELECT * FROM PESSOAS_SP WHERE IDADE >= 18;

Na nova versão também foram incluídos comandos DDL para manuseio do banco de dados de usuários. Estes comandos são: CREATE USER, ALTER USER e DROP USER. Estes comandos podem ser executados quando conectado a qualquer banco de dados, mas sempre atualizam os dados do banco de dados geral de usuários (security2.fdb). Os comandos CREATE USER e DROP USER podem ser usados apenas por usuários com privilégio de administrador. O comando ALTER USER pode ser usado por qualquer usuário, desde que usado para alterar apenas suas próprias informações (a senha, por exemplo). Já os administradores podem usar ALTER USER para alterar informações de qualquer usuário. Além da senha (PASSWORD), é possível registrar os nomes (FIRSTNAME, MIDDLENAME e LASTNAME) e definir se um usuário é ou não um administrador com a cláusula GRANT/REVOKE ADMIN ROLE. A listagem 8 mostra exemplos de criação, alteração e remoção de usuários.


Listagem 8. Manuseio do banco de dados de segurança com comandos SQL.
CREATE USER FULANO PASSWORD 'altereja'
 FIRSTNAME 'Fulano' LASTNAME 'da Silva';
ALTER USER SYSDBA PASSWORD 'masterkey';
DROP USER BELTRANO;
CREATE USER ADMIN_ADJUNTO PASSWORD 'masterkey' GRANT ADMIN ROLE;
GRANT RDB$ADMIN TO ADMIN_ADJUNTO;

Para um usuário tornar-se efetivamente um administrador, um usuário que já seja administrador (como o SYSDBA) precisa, além de colocar GRANT ADMIN ROLE no CREATE USER ou ALTER USER, conceder a role RDB$ADMIN ao usuário com o comando “GRANT RDB$ADMIN TO Usuario” em cada banco de dados que o usuário poderá atuar como administrador. O usuário também precisará conectar-se ao banco de dados usando a ROLE RDB$ADMIN. A listagem 9 mostra o usuário ADMIN_ADJUNTO atuando como SYSDBA.


Listagem 9. Conectando-se com privilégios de administrador a um banco de dados.
CONNECT 'TEST.FDB' USER ADMIN_ADJUNTO
 PASSWORD 'masterkey' ROLE RDB$ADMIN;

DROP USER FULANO;